Node-RED Brasil – Instalando a Plataforma Node-RED

Instalando Node-RED

Node-RED é uma Ferramenta de desenvolvimento criada pela IBM para interação de dispositivos de Hardware, APIs e serviços online para simplificar a criação de sistemas embarcados, os assim chamados IoT (Internet of Things).

O Node-RED nos trás um editor de fluxo de acesso via browser contendo vários nodes (nós) feitos com a base de javaScript e NodeJS, que nos permite criar programações bem avançadas de forma intuitiva, tanto que nem é necessário ser um exímio programador para desenvolver coisas incríveis com ele. Todas as programações podem ser divididas em flows para melhor visualização e ao final esses flows são armazenados em JSON simplificando assim o compartilhamento do “código”.

Em 2016, a IBM contribuiu com o Node-RED como um projeto Open Source na JS Foundation

Instalando NodeJS

Primeiro, para se instalar o Node-RED temos que lembrar que ele é uma extensão ou framework do NodeJS então primeiramente devemos fazer a instalação do mesmo em nossa máquina ou servidor. 

No windows basta instalar um .exe, dependendo da arquitetura do seu processador. Para fazer o download do NodeJS, acesse a página nodejs.org e selecione a versão mais adequada ao seu com processador e/ou sistema operacional. 

OBS: Recomenda-se a instalação do NodeJS em sua versão LTS, pois é a mais estável em atividade.

Já no linux (Testados: Ubuntu / Debian) basta abrir o terminal (Atalhos: Ctrl+alt+T) e digitar os seguintes comandos:

  • sudo apt update
  • sudo apt upgrade
  • sudo apt update
  • sudo apt install npm

Obs: Sempre utilize o comando sudo para ter autorização do administrador.

Também é possível fazer uma atualização do NodeJS no linux através dos pacotes “N”, não é obrigatório, mas recomendamos, para que sempre tenha um NodeJS atualizado.

Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Limpar o cache do npm
    1. sudo npm cache clean -f
  2. Instalação do pacote no (Pacote para gerenciamento do Node.JS)
    1. sudo npm install -g n
  3. Atualização NodeJS
    1. sudo n stable

Pronto, sua atualização foi realizada com sucesso. Para verificar basta executar o seguinte comando:

  1. node -v

Logo após isso, abra o “cmd” no windows como administrador (no windows, ocorrerá erros na instalação caso você não abra o CMD como administrador),  pois todos os próximos passos se passam em linhas de comando, para quem está no linux, o terminal nessa etapa já deve estar aberto.

Vamos instalar o Node-RED

Insira os próximos comandos tomando o cuidado de aguardar as instalações em seu devido tempo. Nessa etapa a única diferença entre Linux e Windows é que para Linux, todos eles deveram tem o comando sudo (“super user do” ou em português, “super usuário faça”), para autorização do administrador, já no windows é só servir o comando diretamente sem a palavra sudo.

Obs: Para auxiliar na distinção dos códigos, o comando sudo ficará destacado;

  • sudo npm install -g --unsafe-perm node-red

Ao término desses comandos o Node-RED estará disponível para acesso, para iniciá-lo basta chamar o comando.

  • node-red

Ao terminar a instalação, chame novamente o comando node-red no terminal, e o servidor iniciará normalmente, para acessá-lo basta abrir seu navegador e digitar: localhost:1880

Considerações finais 

O Node-RED é uma ferramenta poderosa que está em ascensão, e pode ser utilizada em várias frentes de tecnologia, pelo seu poder de simplificação, orquestração e gerência de desenvolvimento bem como sua escalabilidade em plataforma de múltiplos projetos.

Na educação, escolas podem começar a substituir seus métodos antigos de ensino de programação e passaram a utilizá-lo. Então quem aprender a ferramenta o quanto antes e souber dividir seus conhecimentos sairá na frente no mercado de trabalho, visto que além de ser uma ferramenta didática, também é profissional substituindo facilmente ferramentas de ensino de lógica e programação com scratch. 

Outra coisa legal é que o Node-RED vem sendo muito utilizado em ambientes de cloud computing, como Google Cloud, IBM Cloud ou AWS e tem disponível para fácil utilização os serviços de todas essas grandes BigTechs.

Não existe desculpa para não começar a usar  Node-RED em seu dia-a-dia, é uma ótima ferramenta, open source e extremamente simplificada, é só instalar e começar a desenvolver. 

Agradecimentos

Elvira Reininger – Design e Revisora

Apoio

Zero Treze Innovation Space

Mande-nos uma mensagem